quinta-feira, 14 de agosto de 2008

PERMANECER

Há pessoas a quem tudo parece correr bem, e corre mesmo. São pessoas que têm a vida facilitada ou que sabem facilitar a vida. Fazem-nos acreditar que é possível e isso é bom mas às vezes tenho a sensação que vidas assim é só para alguns...
Fascino-me com exemplos de pessoas que têm vida vulgares, às vezes até vidas difíceis mas que permanecem e não desistem.
Não deixa de ser um Mistério mas continuo a reparar que é na dificuldade que crescemos. É na dificuldade, naquilo que não controlamos, no que nos custa, que nos descobrimos, a nós e aos outros, que desvendamos quem somos e podemos decidir-nos por aquilo que queremos ser.
E dá uma satisfação imensa quando no meio da tempestade nos mantemos firmes, seguramos o leme e continuamos caminho quando a vontade é fugir de novo para a margem.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

SISTEMA DIGESTIVO

Mais cedo ou mais tarde, por opção ou obrigados mas, em alguma altura, vamos ter que passar para o lugar do condutor, algum dia vamos ter que nos tornar titulares da nossa própria vida.
Vamos tomando decisões, abrindo caminho. Tiramos um curso, ou não, começamos a trabalhar, ganhamos independência económica...mas não é (só) isto que significa sermos donos da nossa vida.

É preciso acertar velocidades e evoluir por dentro à medida que se evolui por fora. É preciso perceber que mochila trazemos e o que trazemos na mochila. Saber o que temos, saber o que somos, saber o que podemos e o que queremos. É preciso saber quem é o "Eu", para além de sentimentos, pensamentos e apetites. É preciso que saibamos quem é que toma conta de tudo isto, quem é o titular deste ser que sou Eu.

E é preciso digerir. Parar e olhar para dentro. Conhecermo-nos e aceitarmo-nos. É preciso ir digerindo isto tudo. Porque somos seres dinâmicos, sempre a mudar, é bom que nunca nos instalemos na nossa própria imagem e nos habituemos a ir acompanhando as mudanças que vamos sofrendo mesmo sem darmos por isso.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

PARA SEMPRE

Para Sempre é muito tempo! O nosso ponto de vista não consegue imaginar nada que, elevado à eternidade, não se torne aborrecido e monótono. Talvez por isso se fale cada vez menos do "emprego para a vida" ou da "casa para a vida".
A fuga à rotina e à "normalidade" reflecte-se também, consequentemente, na fuga às decisões a longo prazo. Pode até ser bom não nos apegarmos demasiado às coisas e encará-las como efémeras que são mas na medida em que a nossa vida também é, ela mesma, finita.

É normal que nos seja difícil imaginar as maravilhas do céu ou os horrores do inferno porque não alcançamos verdadeiramente o que seja "eternamente"...talvez seja mesmo mais fácil acreditar que a vida é só isto que temos agora. De qualquer maneira não podemos desdenhar o "para sempre" da nossa vida terrena e os compromissos que nela assumimos.

COMPROMISSOS

Podem ser coisas pequenas, podem ser projectos grandes. podem ser connosco próprios ou podem ser com outros. Há para todos os gostos. Podemo-nos comprometer a levantarmo-nos todos os dias mal o despertador toque, podemos nos comprometer a partilhar a vida com alguém. Podemos nos comprometer a escrever regularmente num blogue...
E podemos falhar.

Falhamos porque somos seres imperfeitos. Falhamos porque ainda estamos a caminho do que queremos ser. Falhamos porque somos fracos mas depois até podemos crescer com o reconhecimento das nossas fraquezas.

Uma pessoa que se conhece bem, que reconhece dons e talentos, falhas e defeitos, fracassa menos vezes. Não porque seja mais perfeita, mas porque traça caminhos e define metas de acordo com o que é a sua realidade pessoal.