sexta-feira, 30 de abril de 2010

MUDANÇAS

Tenho alguma dificuldade em lidar com mudanças. Seja de horário, de trabalho, de casa, mas principalmente tenho sérias dificuldades em lidar com as mudanças no Tempo.
Quer dizer, as mudanças são sempre no Tempo, aliás as mudanças são inevitáveis porque não controlamos o Tempo. Não controlamos o tempo cronológico nem o metereológico e controlamos pouco do tempo disposicional ( embora seja, apesar de tudo, este ultimo aquele que melhor podemos domar!)
Há depois uma clara diferença entre o passado e o futuro. É que o Futuro, talvez mais o espaço e menos o tempo, ainda podemos de alguma forma influenciar, é um misto entre o que nós fazemos dele e o que ele faz de nós mas de qualquer maneira podemos ter algum voto na matéria, o Passado, aqui mais o tempo, é o resultado daquilo que nós um dia fizemos pelo nosso futuro e quabdo passamos por lá, pelo espaço do passado, percebemos que o estamos a viver mais agora do que na altura porque antes, como agora, estávamos já mais no futuro do que no agora ( onde na verdade nunca se está porque nem sequer existe).
Enfim..vivemos aqui balançados entre as boas recordações de tempos que não queremos deixar para trás e as projecções inevitáveis que fazemos de um futuro que puxa por nós e para o qual não podemos deixar de ir, como se o Rio quizesse voltar à nascente ou aquela montanha do caminho onde correu tão feliz mas não tenha outro destino que não continuar o seu caminho desaguar no Mar.
Fica-nos a Esperança que o Mergulho final no Infinito se revele mais consulador do que qualquer passado e futuro, qualquer espaço e tempo.