domingo, 28 de setembro de 2008

BÓIAS

Interessa muito pensar a que é que nos agarramos, o que é que nos sustenta a vida, o que é que nos faz querer estar aqui. Nunca deixo de me espantar quando, em lugares e condições em que a vida é mais dura, encontro pessoas cujos olhos brilham e o sorriso é contagiante. É difícil de perceber como é que se pode ter vontade de viver, como é que se pode estar em acção de graças por este dom quando se está mergulhado em fome, em frio, em doença.
Fico a pensar quais são as minhas bóias. O que é que me mantém à tona quando o mar é agitado pelo desânimo, pela insegurança, pela falta de confiança, pela irrealidade do sonho. Por um lado não me parece seguro agarrarmo-nos a algo exterior a nós: pessoas, lugares, objectos...por outro lado é claro que não nos bastamos a nós próprios... É muito pouco aquilo que não nos podem tirar. É muito pouco aquilo que se mantém seguro como uma rocha apesar do passar do tempo e do espaço. Mas é fundamental que cada um saiba quais são as Bóias para que tem de nadar quando as forças estiverem a faltar!

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

AMAR

Amar é tramado! Não o sentimento. O Verbo! Activo e não Passivo.
É que o sentimento não depende muito de nós. Mas o Amor parte absolutamente de uma decisão nossa e só pela nossa vontade pode subsistir.

Amar é dar a Vida ao Outro. Amar é dar a Vida pelo Outro.
O Amor não está sujeito à ondulação das disposições. O Amor não está preso a sentimentos ou desejos. O Amor afunda tudo o que nos trava o caminho, arranca de nós o Orgulho, o Egoísmo e tudo o que em nós não é liberdade. O Amor faz-nos levantar âncora e arriscar novos mares.
E é tramado porque dá trabalho! É preciso uma luta diária para que o nosso coração possa de facto libertar-se. É preciso querer todos os dias e educar a vontade para isso. É preciso que o crescimento do Eu seja sempre em função do crescimento do Nós. Mas a principal dureza está na insegurança, na perda de controlo sobre a própria vida. É que Amar é também pôr-se totalmente na mão do Outro, é abandonar-se, é confiar, é esquecer tudo o que é individual ( não o que é pessoal).

E é muito bom!! O Caminho! Porque a meta estará sempre por alcançar! Amar nunca é demais!

sábado, 20 de setembro de 2008

PENSAMENTOS


Já pensei que não somos o que sentimos. Ou que não somos o que sentimos sem querer.
Também não somos os pensamentos que nos assaltam sem avisar.
Quem é então o EU que domina sentimentos e pensamentos? Quem é a pessoa que quer ser Senhora da sua vida? O que é a nossa vida senão o que sentimos e o que pensamos?
Sim, estou um bocadinho às voltas...
Mas sei que quero ter domínio sobre os meus sentimentos, não quero desperdiçar emoções. Consequentemente quero tomar conta dos meus pensamentos e não me deixar levar para onde não quero.
Mas quem sou Eu, então, que ando aqui a gerir isto tudo, se não sou (só) o que sinto e o que penso?

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Que é que se faz?

O que é que se faz quando és obrigada a repensar a certeza que já tens?
O que é que se faz quando voltas a pôr em causa todo o caminho que fizeste para chegar até aqui?
O que é que se faz quando te vês agarrada à torre de um castelo que ameaça ruír?
O que é que se faz?
O que é que se faz quando o sol que brilhava amanhã volta a ficar coberto pelas nuvens?
Quando a meta te é tirada do campo de visão e te arrancam o entusiasmo?
O que é que se faz quando és obrigada a continuar, a perseguir aquilo que queres mesmo assim?