terça-feira, 5 de maio de 2009

CONDIÇÕES

Dei algumas vezes por mim a concordar quando me diziam que as nossas relações são sempre trocas de interesses...Como quando me diziam que egoísmo e altruísmo são duas faces da mesma moeda...À primeira vista pareceu-me que de facto é assim...até porque se uma relação implica reciprocidade, esta manifesta-se também na troca de interesses...aprofundando o assunto, à luz de uma certa racionalidade filosófica, continua a ser assim...gosto do outro por aquilo que nele espelha o que eu sou ou que gostava de ser, relaciono-me mais com o que projecto nos outros, com o que espero deles do que com aquilo que eles são na verdade, até porque, em última análise, é-me impossível chegar alguma vez a conhecer o outro..

até que um dia, sem grande alarido, quase como uma nota de rodapé, como um murmúrio que disfarça a sua importância, ouço:

" Sou seu amigo sem condições."

O murmúrio foi ganhando som e fiquei a ouvi-lo durante uns dias e a surpreender-me à medida que ia vendo que é mesmo verdade.
É uma daquelas Pessoas Grandes....Não têm nada a provar, já são aquilo que eram para ser. Já estão para lá de filosofias, para lá de teorias sobre reciprocidade e trocas de interesses, sobre mim e sobre o outro.
São. Gostam. Não como quem espera ser recebido na vida de alguém. Não como quem espera ser compreendido. Não esperam nada em troca porque já sabem gostar do outro. Só Gostar. E gostar do outro pelo que ele é e não pelo que gostavam que ele fosse. Recebem o outro sempre porque não esperam nada mais do que aquilo que ele pode ou quer dar. Não se iludem mas jogam na realidade sem julgamentos nem cobranças. Sem Condições.

É tão bom quando sentimos uma amizade assim. Quando sentimos que nos basta sermos nós, que não temos que fazer nada de especial, que não temos que corresponder a nada...é menos óbvio do que parece mas refuta qualquer teoria e a vida mostra-nos que é possível!

8 comentários:

MARta disse...

acho que vai um bocadinho de encontro ao tema que tu propunhas Laura ( dentro do que eu consigo concretizar..)
A exclusividade também não é uma condição da amizade...

António Valério,sj disse...

É um desafio enorme este de ser amigo sem condições. Sabemos bem que a verdade nas nossas relações passa por aí, por uma grande liberdade, mas depois no concreto é mais difícil estar atento. Fez-me mesmo bem ler o que escreveste, obrigado! =)

Bernardo disse...

Minha Marta, mas que alegria me deixaste ao ler este post. Um beijo grande, sem condições!!

Laura disse...

Sempre a mostrar-me que há outra visão, a tirar-me das minhas megas conclusões e a mostrar-me que às vezes tudo pode ser assim, simples!

Obrigada!

ps - vai mais de encontro a minha teoria dos interesseiros!

MARta disse...

eu? simples? ahahah
Laura: És A MAIOR!!

Anónimo disse...

Um belo post Marta :)

K.S.E.M disse...

Querida Marta:
He tenido el privilegio de leer tu blog y en realidad me has llenado de optimismo en ver como hay personas en esta vida que escriben con tanta sobriedad de temas de interes en los tiempos que hoy vivimos. Entiendo y respaldo lo que dices en este comentario. Es verdaderamente un amor incondicional. Se es una persona única valiosa en si misma, solo por ser persona. El valor y la dignidad personales permanecen bajo cualquier circunstancia ventajosa o desfavorable, que esta mas allá de cualquier condición. El valor mas excelente del ser persona es la capacidad de amar, y el amor incondicional significa la valía, en si misma, de la persona desnuda de nuestros familiares. Esta incondicionalidad se basa en el valor que no depende de nada que no sea la desnudez de ser este padre o madre, este esposo o esposa, este hijo o hija. Toda persona aspira a recibir un amor que nos ame en esa circunstancia de ser sola y únicamente persona, y también a la vez, se aspira a poder amar incondicionalmente en las mismas circunstancias (ser tan solo personas). Recibe un beso grande. Quedo pendiente de seguir de cerca tus pensamientos, que mucho bien me hacen, gracias!

MARta disse...

K.S.E.M, Olá!

Que Alegria receber o seu comentário!E tanto que aprendi! Obrigada!