sábado, 22 de agosto de 2009

Há tempos onde apetece ficar...

É uma Graça imensa termos a possibilidade e a capacidade para "saír daqui" e ir viver em outro lugar. Desinstalarmo-nos, de lugares e modos de ser. É bom podermos afastarmo-nos de hábitos, regras, preconceitos. É bom quando tudo pode ser diferente.
Esta experiência só tem grandeza na medida em que é especial, tão especial que dura sempre pouco e só temos consciência disso quando voltamos ao que temos e somos e percebemos que, afinal, o que ganhámos foi simplesmente uma nova forma de ver as coisas de sempre.
É preciso voltar à vida que construímos dia-a-dia, à vida que está nas nossas mãos e que moldamos a cada instante mesmo sem darmos por isso. Não nos podemos desincumbir de viver a nossa vida todos os dias, não vale a pena querer prolongar lugares que brilham ,porque passam. O que permenace ganha pó, perde o brilho, gasta-se, às vezes estraga-se mas vale porque é nosso, porque tem a marca do nosso esforço, da nossa vontade, da nossa presistência.
As experiências especiais são-no por isso mesmo, porque duram pouco e não têm tempo de perder o encanto. Devemos por isso guardá-las na memória para que a sua luz ilumine o quotidiano tantas vezes já gasto.
Aproveitar o olhar renovado para compreender que a radicalidade não está nas grandes experiências mas nas pequenas mudanças que trazemos para a vida de todos os dias.

4 comentários:

Laura disse...

é tão verdade!
é tão bom ver como passas para o papel, de uma forma simples e directa, aquilo que às vezes é tão dificil de explicar aos que cá ficaram!
Obrigada por essa simplicidade!

ps - Tenho saudades tuas!

MARta disse...

foi bom voltar a escrever!
a ver se retomo o ritmo! obrigada por ainda me leres Laurinha!

muitos beijinhos e muitas saudades!

concha disse...

Eu costumo dizer que quando saio,mesmo se por poucos dias e para não muito longe,regresso sempre com alma nova.Isto tem a ver com uma nova forma de encarar aspectos da minha vida que antes o meu olhar sobre eles era diferente.
É também o confronto com outros modos de viver,que questionam os meus.
Se saio da minha vidinha para uma entrega por outra,fica uma satisfação que ilumina a minha existência.Pena que o faça tão poucas vezes, por comodidade, egoísmo e sei lá que mais.
Obrigada pelos sempre excelentes post

MARta disse...

Olá Concha,
Obrigada pelo seu comentário e pela presença constante.