terça-feira, 24 de março de 2009

palavras bonitas

Estou farta de palavras bonitas, de promessas de mudanças, de propósitos acompanhados de lágrimas, de partilhas, de intenções que não passam a compromisso. Estou farta de falar, de programar, de andar sem saír do lugar, de me cansar com passos inúteis.
Esgota-se a paciência quando nos vemos mergulhados num percurso de ideais, de teoria, de discursos preparados, de gestos que já vimos fazer. Foge-nos a vontade de continuar, de mudar quando o que se quis até aqui ficou derrotado e perdido em algum buráco do caminho.
As coisas de facto só fazem a diferença quando são verdade PARA MIM, quando o seu sentido se torna linha que coze a MINHA vida.
Tenho andado a pensar isto em relação a tudo. A minha religião só é minha na medida em que compreendo e vivo que Jesus não Ama a humanidade, Jesus ama-me a mim. O Amor não é libertador, o amor liberta-ME. Não se constroem relações baseadas na confiança e na compreensão, eu tenho que confiar e compreender.
Só assim a conversão acontece e as quedas ( porque essas vão haver sempre) não nos derrotam porque são enquadradas na tela da minha vida e não em algum ideal bonito que não me aquece nem arrefece!
Já não vou falar, não vou prometer. Vou plantar em mim as sementes do que quero chegar a ser e cuidar para que crescam.
Não vou dizer nada. Vou-te deixar acompanhar o meu trabalho e vou contigo colher os frutos.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Aceitar-se

O auto-conhecimento é um verdadeiro caminho de libertação. Só progredindo no conhecimento de mim posso diagnosticar e renunciar ao que me prende.
Enquanto me vou conhecendo, não posso descuidar um trabalho, também fundamental, de me aceitar, de aprender a gostar e a integrar na minha vida tudo o que vou descobrindo dentro da mochila.
Mas a auto-aceitação não é um estádio conforável onde me instalo na comodidade do " sou assim". A auto-aceitação é a base, o trampolim que me leva a dar o salto para, a partir do que sou, construír sempre mais e melhor!

terça-feira, 10 de março de 2009

MISERICÓRDIA

" Ser misericordioso é ter um coração assim, que confia naturalmente"
E de repente fez-se Luz! Ajuda muito pensar bem à partida. Sobre mim e sobre os outros. Ajuda muito confiar, acreditar que o mundo é bom, que as pessoas são boas.
É só isto que é preciso para sermos tudo o que queremos ser: partir do Bem para chegar ao Bem!
proposta: Lc 6, 36-38
ps: dia 6 este blog fez 1ano! passou rápido...
ps2: Laura, não me esqueci da tua proposta!

quinta-feira, 5 de março de 2009

DESAFIO


Portanto...

1 - Agarrar o livro mais próximo
2 - Abrir na pág. 161
3 - Procurar a quinta frase completa
4 - Colocar a frase no blog
5 - Indicar 5 pessoas para continuar a tarefa

Não foi fácil...O livro da mesinha de cabeceira não tem 161páginas e os livros que tenho mais à mão neste momento são a Biblia e um catecismo para adultos ( passei da Filosofia para a Teologia ahahah) mas... não resisti a abrir a ÉTICA A NICÓMACO que é um livro que vai estando sempre muito à mao!

pág. 161, 5ª frase completa:

" Por isso, chamamos mais propriamente devasso àquele que persegue o excesso nos prazeres, mesmo sem sentir desejo ou então só levemente, e evita todos os sofrimentos, mesmo os mais moderados, do que chamamos devasso àquele que age desse modo mas por sentir desejos veementes e sofrimentos violentíssimos."

Já tinha lido isto concerteza mas não me lembro. Enquanto estava a transcrever ocorreram-me duas coisas: Liberdade e Cristianismo.

O texto foi escrito por Aristóteles, algures no séc IV a.C e o conceito de Liberdade terá aparecido com o Cristianismo mas...confesso que foi neste livro que encontrei chaves para a compreensão da Liberdade do ponto de vista Cristão.

ARISTÓTELES, Ética a Nicómaco (trad. por António de Castro Caeiro), 2.ª ed., Lisboa, Quetzal, 2006.


(ups...não tenho 5 pessoas com Blog a quem passar o desafio...quem passar por aqui e lhe apetecer agarrar o desafio e depois partilhar nos comentários...)

quarta-feira, 4 de março de 2009

Kierkegaard

" Aquilo que leva ao começo é o espanto. Aquilo pelo qual se começa é uma decisão."

terça-feira, 3 de março de 2009

Gostar das Pessoas

Gostar das pessoas não é tão óbvio como parece e põe à prova a nossa capacidade de renúncia e de doação. É que gostar das pessoas não é gostar do que somos nelas, não é gostar do que elas são em nós. Gostar das pessoas é gostar de ser com elas. Não é gostar daquilo que elas vêem em mim, não é gostar do que elas podem ser de mim. Gostar das pessoas é gostar do que elas são independentemente de mim.
Penso no geral porque sinto que é assim tanto em relação a quem nos está mais perto como a quem não nos damos tanto. Seja qual for a proximidade ou a qualidade da relação, é sempre difícil não nos projectarmos no outro, não esperarmos dele o que não podemos esperar de nós, não querermos para ele o que queremos para nós.
Vê-se bem na relação pais/filhos.Quantas vezes o "quero o que for melhor para ele" não significa " quero para ele o que seria melhor para mim"?
Gostar das pessoas é gostar de mim primáriamente e gostar do outro como gosto de mim mas independentemente de mim, com liberdade, com personalidade, com especialidade, com tudo incluído!

domingo, 1 de março de 2009

Sem Título

É difícil calar o coração! Muitas vezes teimamos em não levar a sério o que sentimos, nem sequer damos crédito ao coração para que este nos possa guiar a vida. O que é certo, o que é verdadeiro, o que é recto e coerente é o que pensamos, o que nos diz a razão. Os sentimentos às vezes são tidos como menores, sem importância, "coisa de crianças".Parece que as pessoas que se atrevem a seguir o coração são tontinhos ou imaturos que não souberam tomar as rédeas da sua própria vida.
É um bocadinho verdade...de facto não podemos ir simplesmente atrás do que sentimos porque se num dia estamos muito apaixonados, no outro estamos completamente desinteressados, se num dia nos sentimos completamente motivados, no outro já estamos desanimado...sabemos que é assim...tristeza, alegria, ânimo, desânimo alternam-se em nós sem termos muito voto na matéria. Mas se virmos bem...também é assim com o que pensamos.
Os sentimentos verdadeiros, aqueles que são eternos e pelos quais podemos guiar a nossa vida em segurança, são decisões e as decisões são fruto de ponderação, são a aliança entre o que sentimos e o que pensamos e isso é o que somos!