terça-feira, 28 de outubro de 2008

AMIZADE

Estava a pensar como as nossas relações podem, inconscientemente, ser marcadas por uma estrutural falta de intimidade, de verdade, de transparência.
É mais ou menos óbvio que não se pode ter muitos amigos, já dizia o Aristóteles. A Amizade, no verdadeiro sentido do termo, implica tempo, implica investimento, implica abertura, disponibilidade e é humanamente impossível dar tudo isto a muita gente.
O desconcertante é quando percebemos que, nas relações que julgamos mais próximas às vezes falta-nos verdade, falta-nos mostrar sem medos o que vai dentro, falta mergulhar fundo no outro, falta abrir as portas todas e receber o outro em minha casa, sem medo de mostrar a cama por fazer.
Ser amigo dá trabalho, ter amigos dá trabalho. Mas nada é mais construtivo do que uma boa amizade!

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá Marta!
Continua a ser bom lê-la.
Concordo plenamente, quando afirma que não se pode ter muitos amigos.
Quanto ao abrirmo-nos por completo ao outro,diria que é quase impossivel.Repare que até a nós próprios por vezes nos surpreendemos por aquilo que somos.Acrescentaria ainda ao que disse, que numa amizade é fundamental a confiança.
Quando se acredita que o outro é confiável, talvez seja mais fácil mostrar a cama por fazer, embora isso dependa também da análise que fazemos do outro.
Não somos assim tão lineares.
Só a terminar, já me sucedeu mais do que uma vez alguém contar aspectos mais intímos da sua vida e logo de seguida questionar-se sobre a razão de o fazer, visto não ser minha amiga.Também acontece por vezes haver a necessidade de mostrar a cama por fazer e talvez não se devesse.
Somos seres complexos no nosso modo de agir.
Beijinho e até já

Anónimo disse...

Metendo o dedo no blog alheio...
Concha, tem razão, mas... Na verdadeira amizade não à necessidade de um contar TUDO, muitas vezes acontece que não contando, ou mesmo antes que alguma coisasaconteça, aquela pessoa amiga sabe dizer-nos o que se passa. Muitas vezes somos percebidos a raio-X mesmo sem dar conta. Outra coisa é a necessidade que temos de falar de nós próprios, como diria um amigo meu, hoje os confessionários estão vazios porque os psicologos tem as salas a abarrotar... não é que façam melhor, mas porque pagamos achamos que são mais competentes. Veja a quantidade de Blogs que existem onde as pessoas contam a sua vida. Como diria Levinas, somos interpelados pelo outro, mas muitas vezes temos medo de desvelar o seu rosto.

Anónimo disse...

Sobre os amigos Aristóteles disse uma frase enigmática e muito discutida: «Amigos? Não há amigos»