quinta-feira, 10 de abril de 2008

SER QUEM SE QUER


A grandeza do ser humano assenta na possibilidade de se ir fazendo.Como uma obra de arte que é completada pelo olhar de cada observador. Somos seres vivos, animais, como tantos outros, mas o que faz de nós seres humanos é o "ir sendo".

É originário o conhecimento que temos de nós próprios, sabemos muito bem quem somos. Mas qual é, de facto, o conteúdo da preposição "Eu sou eu", quem é este Eu que tão bem conheço?
O Mistério está precisamente aqui: "trabalhador", "fiel", "orgulhoso"...nenhuma característica é verdadeiramente definitória de um sujeito porque podemos sempre mudar.

É certo que nascemos à partida com determinados "trunfos na manga", cada um com os seus dons. Temos características positivas e outras não tanto, mas o que de facto nos define são as nossas possibilidades.

É bom quando encontramos pessoas que sabem muito bem quem são. Sabem bem as suas características, aceitam-se tal e qual como são. Isto não quer dizer que sejam pessoas conformadas, mas sabendo que o maior dom que têm é serem aquilo que querem ser...desenham o mapa e põem-se ao caminho!

4 comentários:

Anónimo disse...

Um filosofo um dia escreveu no seu livro. "Se me dessem a escolher entre a verdade plena e o caminho para encontra-la, preferia o caminho. O caminho permite-me crescer como homem, sofrer como homem, chorar como homem, rir como homem... a verdade plena so me fazia infantilizar". Nenhum caminho è pleno, se nao existir a duvida. Sem a duvida seriamos como barcos que sao feitos para o mar, mas que tem medo de se molher. A questao è o que faço com as minhas duvidas? Fico prado com medo, ou vejo uma oportunidade de crescer. perante as ameças normalmente recuo, quando o caminho é crescer

António Valério,sj disse...

Olá Marta! Tens um modo de escrever mesmo profundo. Venho aqui muitas vezes, mas quase nunca dá para escrever. Mas hoje consigo =)
Talvez o que és no mais fundo é um espírito inquieto que sabe fazer as perguntas importantes e também um certo caminho para as encontrar!
Aquilo que mais me encanta nas pessoas simples, é a naturalidade com que aceitam um elogio e respondem: obrigado!,sem falsa modéstia e pensando por dentro o que poderão fazer para merecer ainda mais os dons que se têm.
O ser humano é este caminho de dar passos com certezas e memórias e entre riscos e esperanças. O que construímos de nós pode ser inacreditavelmente gigante e isso é mesmo bonito, se estiver dentro da nossa verdade e da nossa vontade. Obrigado pela inspiração! Beijinho*

MARta disse...

António!

é uma honra receber as suas visitas e comentários porque sou fã à seria do seu blog! :)

na inquietação, são partilhas como as suas que me vão ajudando na procura do caminho certo!

obrigada!

Anónimo disse...

e uma das regras é estar sempre a redesenhar o mapa já dizia o Scott Peck e eu concordo plenamente. O Drawin tb falou nisso. Flexibilidade, adaptabilidade é a chave de sucesso para tudo négocios, produtos, vidas ;)
bjs
Joana (mana)