quarta-feira, 25 de junho de 2008

CONFIANÇA

Em mim. Nos Outros. Em Deus.
Faz-me falta um mergulho para o fundo do Mar.
Faz-me falta o abandono de criança nos braços do Pai.
Faz-me falta tirar o barco da praia e ir lançar as redes.
A desconfiança prende-nos.
Se não confiamos em nós, ficamos sempre fechados em medos.
Se não confiamos no outro estamos sempre em desiquilibrio.
Se não confiamos em Deus, nunca nos chegamos a libertar.

Nem sempre temos noção mas, a Confiança é o que nos move, o que nos faz voar mais longe.
É um caminho nem sempre fácil, o de crescer na Confiança. Demora tempo e exige cuidado para que esta planta nasca e se torne forte para que não tombe quando bate o vento.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

FEEL LIKE DANCING

Há dias assim, em que o corpo leve parece voar. Tiro os pés do chão e lá vou eu. Não para longe, porque hoje a realidade não me assusta e não tenho medo da vida. Quero dançar. Com o Sol que não quer ir e a Lua que demora a vir. Quero deixar passar o vento por entre os cabelos soltos e rodopiar como uma criança que exibe a saia vermelha.
Tiro os sapatos e sinto a areia quente a beijar-me os pés. Tiro a Roupa e embrulho-me nas ondas sem saber já distinguir o que é de mim e o que é delas. Rio às gargalhadas, simplesmente porque estou viva.
Não sei quem sou, não sei onde estou nem para onde vou mas nada disto me importa agora. Quero agarrar com paixão o lápis, não, a caneta, e escrever sem medo estas páguinas em branco que são o capítulo que me entregaste para completar o livro do mundo. O final é teu, já sei, mas hoje nada me tira a vontade de viver uma história bonita, cheia de cores, sons e aromas, porque hoje...I feel like dancing!

quarta-feira, 11 de junho de 2008

CORAÇÕES

"Ó menina pare lá de mexer o café que nem lhe pôs açucar!"

Chegava-me um cheiro a bolo.

"Ai Maria...não acredito...vou saír daqui a rebolar!"

"Deixe-se lá de coisas e coma mas é uma fatia."

Serviu-me um pouco daquela delícia num prato banhado com uma lágrima que não conseguiu conter.

"Este era o que o meu Rui mais gostava..." disse para ninguém ouvir.

Rui era o único filho da Maria. Morreu debaixo de um tractor.

Tirei os olhos do café e sorri enquanto levava uma garfada de bolo à boca. Fixei Maria por uns instantes. Ela rapidamente voltava à normalidade, ainda mais despachada para disfarçar aquele desembrulhar do coração.


Fiquei a pensar que o que vemos de alguém é sempre uma máscara do que lá vai dentro. Que não há vidas sem sofrimento. Que o que nos diferencia não é o que somos mas o como somos e que a simplicidade mais do que um dom, é uma conquista!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

PERGUNTAS


"Ó menina, afinal, é para isto que cá estamos não é...?" aquela interrogação final de quem pergunta mas nem pondera a possibilidade da resposta desarmou-me...

"É para isto que cá estamos."Não deixo de me espantar de cada vez que alguém me dá mostras de saber muito bem para que é a vida.Acho que de alguma maneira sinto uma inveja envergonhada por quem descobriu um sentido para todo isto...

"É Maria, é..." disse beijando-lhe a face. Para quê contrariar, para quê aprofundar...

Dão-me sempre segurança estes pensamentos que são terreno infértil para a semente da dúvida. Esta aceitação que deixa sentar na rocha segura de quem se permitiu descansar.
"A vida tem sentido" pensei eu enquanto cortava uma fatia de marmelada.

"Ai menina volte cá abaixo!!!Foi sempre isto, a gente fala-lhe e ela parece que não está cá! o que é que a menina tem na cabeça?"

Disse isto enquanto tirava a cafeteira do lume e a poisava na mesa. Acho que não queria resposta. Porque para se saber para que é que estamos aqui, é preciso não perguntar muito. E quando não se segura a mente e sai um ponto de interrogação...há que voltar rápido ao que interessa e nem esperar pelas respostas...para não deixar queimar as torradas nem transbordar o leite.

domingo, 8 de junho de 2008

DISCIPLINA

Gostava de acordar cedo.de cheirar a manhã. de ir ao ginásio. de apanhar sol. de andar mais a pé e aproveitar a vida na vila. gostava de fazer as coisas com tempo. de não deixar tudo para a última hora. gostava de ESTAR mais com os amigos. de ajudar mais em casa. de ESTAR mais para a família. gostava de todos os dias ter um tempo para ler. de todos os dias parar e escrever. de fotografar. de fazer o jantar. de estudar tudo o que devia. de ir às aulas todas. de não ceder à preguiça. de dormir 8h por noite e só dormir à noite. de passear com os sobrinhos. de ir a exposições. de não perder um espetáculo. gostava de explorar lisboa. de fazer voluntariado. de ter uma rotina. de ter um hobby com adrenalina.gostava de sentar-me comigo e com Ele todos os dias, de olhar a vida, de perceber o que se passa. de chorar o que dói. de me rir de mim. de simplesmente ouvir.

gosto de dormir até deshoras.gosto de noitadas.gosto de poder não ligar quando toca o despertador.gosto de passar a tarde sem fazer nada.gosto de não estudar porque não apetece.gosto de passar o dia na praia. de não ler nada do que tenho para ler.gosto de parar e olhar.sem pensar. gosto de calma, de ter tempo para tudo e não fazer nada.de não ter que definir prioridades, de ir ao sabor da maré.gosto de compras.gosto de dar presentes.gosto de fugas.
GOSTO??

Gosto de DISCERNIR.De perceber que não é a fazer tudo o que queremos na altura que queremos que somos felizes. Porque a certa altura já nem sabemos o que queremos nem se somos nós que o queremos.
Gosto de DISCERNIR. De perceber que tenho de me libertar de mim. que tenho de conquistar a minha razão e a minha sensibilidade.Que tenho de me fazer Pessoa.
Gosto de DISCERNIR.Conversas que doem, experiências que fazem rir mas nem sempre me levam mais longe.
Gosto de DISCERNIR.Para perceber o que sou, definir como quero ser e esbater cada vez mais as diferenças.
Gosto de ESCREVER.Porque me ajuda a perceber. me faz ver o que vai cá dentro, me mostra que a facilidade não é sinónimo de felicidade e não me deixa esquecer como quero morrer.

Porque a excepção sabe bem quando é excepção e perde a graça quando se faz regra.

terça-feira, 3 de junho de 2008

RESULTADO

És feliz quando um dia olhares para a realidade sem querer ver mais do que aquilo que ela te mostra. Quando ousares pores de parte a tua razão e aceitares não compreender tudo.

Encontrarás o que procuras quando aprenderes que uma árvore é só uma árvore que já está Iinteira na semente que te cabe na palma da mão e que a lua é só aquele brilho que ilumina a tua vida toda.

Descansarás em Paz quando puderes dizer para ti mesmo que o outro não é mais do que um barco na noite escura onde sabes que vai alguém e que és tu e só tu quem está sempre lá quando chamas por ele.

E quando um dia te puderes deitar na relva molhada, sentir o vento na cara e cheirar a primavera a chegar com um suspiro de quem entrega aquilo que não sabe...então podes estar certo de que realizas aquilo que és.

porque "é mais estranho que todas as estranhezas(...) que as coisas sejam realmente o que parecem ser e não haja nada que compreender."

( proposta: poesia de Alberto Caeiro)