terça-feira, 11 de março de 2008

Aprender a Calar

O ser-se directo ou frontal, o "dizer tudo na cara", a "sinceridade acima de tudo", são, normalmente características apontadas como positivas.
"Aprender a calar" pode ser um bom desafio. mais importante do que dizer tudo ao outro é dizer tudo a nós. Mais importante do que exteriorizar é importante arrumar o interior.
Precisamos tomar consciência do que sentimos, de vontades e desejos. Precisamos discernir opções, distinguir o que é verdadeiro do que é leviano.
O caminho mais fácil é, sem dúvida, "deitar tudo cá para fora", assim não temos que lidar com o que somos, deixamos isso para outros. Mas será isto uma qualidade?
Sentimentos, disposições, apetites, tudo isto nos invade sem autorização. É preciso perceber de onde vêm, e depois está nas nossas mãos definir para onde vão. Só depois de termos a casa arrumada estamos verdadeiramente prontos para deixar outros entrar...deitar a roupa suja pela janela não adianta...

4 comentários:

Nuno Branco, sj disse...

Olá Marta :) nao conhecia este blog e achei-o muito bom... obrigado por estas partilhas e maneiras de ver as coisas tão simples e cheias.
Beijinho :)

Anónimo disse...

Marta no seu melhor! Este ta particularmente genial! Tantos conversas caladas, afinal para me arrumar a mim mesmo. Yeah, faz sentido! Beijo

MARta disse...

querido Bernardo!
tu, melhor do que ninguém, sabes que ainda tenho que fazer um longo caminho neste sentido mas...é uma Graça poder fazê-lo contigo!~

obrigada!

Apenas Eu disse...

Adorei seu Blog! Achei-o reconfortante e esclarecedor. Parabéns!