segunda-feira, 24 de março de 2008

TUDO OU NADA

Quantas vezes não somos assim, homens e mulheres de extremos. Só nos contentamos com tudo, ou já nem isso nos contenta.

São grandes as espectativas que temos, em relação à vida, ao mundo, às pessoas e isso é bom. É bom sonhar, querer sempre mais, mas é melhor ainda perceber que o ideal não é algo que esteja algures escondido à espera de ser encontrado. Aquilo que ambicionamos, o que desejamos mais, tem que ser por nós conquistado, muitas vezes até criado. Esse mundo perfeito que reclamamos, a relação exemplar que ambicionamos, o que quer que seja que queiramos para que a nossa vida seja o melhor que pode ser, implica sempre um caminho a percorrer, é um processo dinâmico em que temos nós que marcar o ritmo da dança.

A vida define-se no Amor. É esta capacidade de amar e ser amado que lhe confere sentido. Só pelo Amor a vida se realiza plenamente. O Amor torna possível e justifica tudo o resto. E o Amor é difícil!! Não pode ser um tudo ou nada. O Amor é uma estrada que se percorre a dois, num constante acertar de ritmos, porque não se quer ganhar mas chegar junto. Implica muita paciência porque cada passo deve ser dado com tudo o que se é e com tudo o que já se conquistou e sempre com muito cuidado para não caír nos buracos. Os tropeços, os cansaços, o sol ou a chuva, nada disso é significativo se cada um tiver como prioridade na vida tornar mais fácil para o outro este caminho que é a dois.

2 comentários:

Anónimo disse...

St. Agostinho dizia numa das suas famosas frases (que muitas vezes foi mal interpretada): Ama e faz o que quiseres.
No outro dia estava a ler um livro sobre o sofrimento e tocou-me imenso o pensamento do autor. Este dizia que a relação do amor e sofrimento era a mesma linha continua, pois, quem ama sofre. A pessoa que ama sente a insegurança de estar completamente na mão do outro, mas ao mesmo tempo, a insegurança que pertime aproximar. Este mesmo autor conclui este pensameno dizendo: "perante o mistério do amor, a nós seres humanos, resta calarmo-nos e... simplesmente contemplar." Por exemplo contemplar um post :). Assim faz sentido contemplar Jesus na Cruz. Não é a dor (que é importante) mas contemplar em silêncio o amor do Homem (pleno Homeme/Deus) que se entrega por mim... sentir que Jesus se entrega completamente na insegurança da nossa mão.
Obrigado pelo Post... BOA PÁSCOA!

Anónimo disse...

Do you dance?