segunda-feira, 10 de março de 2008

DISPOSIÇÕES

Não sabemos que dia fará amanhã. Podemos acordar ao sol, à chuva, num vendaval ou com tanto nevoeiro que não vemos um palmo à frente do nariz. Não sabemos porquê. Não controlamos a metereologia do coração.

São estes estados de espírito que nos assaltam que definem o nosso leque de (im)possibilidades. Aquela atitude que nos permite levar uma vida boa, aquela confiança que nos faz ver cada dia como um novo desafio, essa alegria nem sempre está. Quantas vezes o desânimo, a insegurança e a tristeza nos invadem de tal forma que tudo se torna um fardo, uma fonte de sofrimento.

Será que podemos trancar a porta da alma para que a negatividade não nos assalte? Acho que não. Acho de facto que as disposições não são controláveis mas são, no entanto, constituíntes de possibilidades, impelem-nos para a frente ou dificultam-nos os passos. O que podemos eventualmente definir é o que fazemos com elas. Navegamos num role de sentimentos anónimos, ora na calmaria, ora em plena tempestade, sem qualquer controle sobre o nosso barco ou, pelo contrário, estamos preparados para manter o rumo definido mesmo quando o mar está bravo?

Parece-me um caminho possível...

2 comentários:

António Valério,sj disse...

Estou fascinado com o teu modo de escrever... que bonito! Parabéns, vejo que estás a começar este Blog, conta com as minhas visitas! Felicidades =) Antonio

Jo disse...

Tenho 'medo' de comentar pq nao quero estragar a simplicidade do blog!
Quero só dizer que vou 'bebendo' as tuas palavras, e gosto MUITO!