segunda-feira, 17 de março de 2008

APRENDER A PINTAR

Há alturas assim. Em que os dias não são mais do que cinzentos. Pode não chover nem trovejar, pode o mar estar calmo, e tranquilo o navegar, mas não tem brilho.
Podemos até reconhecer as cores do mundo, o azul do Céu e o vermelho das Rosas mas tudo isto deixa de importar quando a realidade, aquela que é nossa, não tem charme.
Pairamos por aqui. Nem perdidos, talvez, mas cada passo é dado sem valor, seguimos o rumo traçado mais por rotina do que por convicção.

Bons Dias estes! É tempo de permanecer, de aprender a fidelidade. É tempo de perceber, de crescer. Embora possa não parecer, opção há sempre. É a tal liberdade de que não podemos fugir. Podemos continuar, como se tivesse que ser assim, uma existência sem choro nem gargalhadas. Podemos parar, amuar com a vida e sentarmo-nos no chão já cansados de ser.
Mas podemos tomar consciência. Olhar para dentro e perceber onde estão as rochas em que podemos descansar. Parar e contemplar os castelos de areia em que tantas vezes queremos morar esquecendo que as ondas os vêm buscar. E quando percebemos as fraquezas, os enganos, os muros com que delimitámos o mundo em que queremos viver, rimo-nos com vontade.

É na dureza do tempo sem graça que nos encontramos connosco, que nos conhecemos, que podemos re-educar o olhar para a Alegria e perceber que, se há coisa que somos, é cheios de Graça!

3 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada.Por seres simples e complexa e por pores por palavras aquilo o que pensas.

Anónimo disse...

Parabéns Marta! A simplicidade das coisas por vezes obriga-nos a ir mais fundo do que o complexo. Um amigo meu na, com imensa piada, repetia imensas vezes esta frase: "as evidências são como as varetas do gurada chuva, quando menos se espera entram-nos pelos olhos a dentro." Muitas vezes a evidência das palavras está no ser-se simples directo desmascarando os fantasmas que não existem. Como diria o Principezinho: "a linguagem é a fonte dos mal entendidos" ... Obrigado!

MARta disse...

anónimo...tenho pena de não o/a poder tratar pelo nome mas...obrigada pela visita e pelo comentário!espero que volte!