terça-feira, 11 de março de 2008

ESPANTO

O nosso acesso à realidade é sempre mediado por ideias já concebidas, por conhecimentos já adquiridos, por estados de espirito que influenciam a nossa forma de olhar. Não sabemos o que é o olhar da criança, simplesmente não temos memória desse contacto original com o mundo. As coisas são sempre na sua relação connosco, com o nosso ponto de vista. Neste sentido, a surpresa, o espanto, depende mais de nós do que daquilo que se nos apresenta.
Temos o hábito de nos queixarmos da rotina, de procurar constantemente novos desafios, novas sensações, estímulos exteriores que nos façam sentir mais vivos, mas a verdadeira novidade vem de dentro. É na crescente descoberta de mim, no caminho dinâmico do auto-conhecimento que (re)descobrimos o mundo, que podemos viver novas realidades.
Purificar o modo de ver, mudar a prespectiva com que se olha...só assim nos podemos surprender todos os dias e nunca deixar de nos espantar com as maravilhas que o mundo nos oferece.

2 comentários:

Anónimo disse...

Marta, conheci o teu blog através de uma conversa com um amigo meu. A Marta tinha lá escrito um comentário. Por curiosidade resolvi ver o seu blog. Muito bam parabéns! O mais fascinante é que não fala do essencial pelas palavras, mas pelo que elas nos levam a ncontrar dentro delas. Mais uma vez parabéns!

MARta disse...

é bom ter feed-back! e ainda bem que gostou!
obrigada! :)