terça-feira, 20 de maio de 2008

FELICIDADE


Acho que é unânime que o que o Homem quer, é ser feliz. O que já não será tão universal é o que cada um entende por Felicidade.
Pessoalmente todos sabemos o que queremos da nossa vida. Uns mais claramente que outros. Nem sempre nos é fácil definir concretamente o que entendemos por felicidade.
Curiosamente, é nas sociedades ditas mais desenvolvidas, em que as populações têm muitas facilidades a nível económico, de satisfação de necessidades básicas,de deslocações, de comunicações, que mais dificilmente ouvimos alguém dizer: " Sou Feliz!"
Normalmente temos ideia que fomos felizes naquela altura, naquele lugar, ou que seremos felizes quando tivermos isto ou aquilo, quando formos desta ou daquela maneira. Parece que nos é dificil reconhecer a felicidade quando a alcançamos e que precisamos da distância temporal para a ver.
No outro dia pensei: " Será isto a felicidade?" Com todas as dificuldades por que passo, com todas as discussões, os desentendimentos, as faltas de amor. Com tudo o que ainda quero alcançar, com as limitações que nem sempre me permitem lá chegar... Será isto a Felicidade?

Fiquei a pensar no que é que é para mim a Felicidade. Não uma definição teórica ou generalista. Não um sinónimo simples e universal mas para mim, Marta, com o que sou, com que é a minha realidade...

Acho que a Felicidade é um dom que precisa de ser acolhido e que tantas vezes o deixamos fugir porque estamos demasiado agarrados a conceitos pré-concebidos, a ilusões, a expectativas irreais que não nos permitem reconhecer a Felicidade no Agora.

2 comentários:

Anónimo disse...

Acredito que à Felicidade corresponde o Abandono, a Simplicidade. Só o facto de se divagar à volta do conceito, limita já o seu verdadeiro sentido!

António Valério,sj disse...

Olá Marta! Tem, graça, escrevi há dias uma coisa sobre a felicidade! Também acho que no dia-a-dia é dificil darmo-nos conta das coisas bonitas que nos acontecem, parece que temos uma tendência para o pessimismo e tantas vezes coisas ridículas estragam-nos o dia! E depois, quando olhamos para trás e fazemos a nossa história damo-nos conta de que deixámos passar oportunidades de sorrir mais. Cada dia devíamos acordar e pensar mais à séria que devemos sempre pensar positivo =) e acho que isso até tem mais a ver connosco e de modo especial contigo. Gosto mesmo do que escreves, parabéns! Beijinho