quinta-feira, 15 de maio de 2008

MORENA

Não negues, confessa
Que tens certa pena
Que as mais raparigas
Te chamem morena.

Pois eu não gostava,
Parece-me a mim,
De ver o teu rosto
Da cor do jasmim.

Eu não...mas enfim
É fraca a razão,
Pois pouco te importa
Que eu goste ou que não.

(...)

Tu és a mais rara
De todas as rosas;
E as coisas mais raras
São mais preciosas.

(...)

E olha que foram
Morenas e bem
As moças mais lindas
De Jerusalém.
E a Virgem Maria
Não sei... mas seria
Morena também.

Moreno era Cristo,
Vê lá depois disto
Se ainda tens pena
Que as mais raparigas
Te chamem morena!

Guerra Junqueiro
A Musa em Férias


Só porque acho graça a isto...será por ser Morena? hehe

6 comentários:

Anónimo disse...

A primeira vez que reparei neste poema foi num casamento há 2 meses...Estava no meu lugar!
Acho-o mesmo querido!
Mas se calhar é porque (também) sou Morena!

beijinhos

Anónimo disse...

Boa ideia! Vou aproveitar o post nao filosofico (portanto nao me sinto intimidada), simples E beato (morenos, sim! Mae e Filho, imagino-os morenos!) Para comentar!
O blog? Uma companhia... Os posts? Uma parte de ti! Os varios comentarios? Bons desafios..! As saudades que tenho tuas? Mtas!

Mas ja estou a caminho do aeroporto, a umas horas de um abraco cheio (em Cristo)!

Ate amanha, querida amiga filosofa!

MARta disse...

Minhas queridas!!

que giro, eu li este poema a primeira vez no meu livro de português do 12ºano ( que ainda guardo!) mas infelizmente, ou não, nunca cheguei a estudar este autor. O que secalhar até foi bom porque entre o que ele escreveu e o que eu leio já vai provavelmente uma grande distância, com mais a interpretação do programa de português..não sei no que iria dar...

Os meus posts não são nada filosóficos!!! ou não mais do que o que (dizem que) sou normalmente por isso nada de te sentires intimidada!!!!
Quanto ao poema ser beato...nunca tinha pensado nisso! mas de facto tem graça e muita lógica desconstruir a imagem de Maria e Jesus loirinhos de olho claro!

A esta hora já cá deves estar!! que bom!!!!!!!

beijinhos às 2!!

Anónimo disse...

Flirt, é um fio doirado
Sobre um rio atravessado,
Todo luz,
Amor é o nome do rio,
Quem não sabe andar no fio,
Catrapuz...

MARta disse...

vaz com selos está muito bom!!!

Anónimo disse...

ÓTIMO, ÓTIMO,!!!SÓ FALTOU:HÁ ROSAS BRANCAS, VERMELHAS E DE MUITA CÔR, MAS ROSA MORENA, SÓ TU LINDA FLÔR.